sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Noções sobre células-tronco



  1. PUCRJ - A pesquisa com células tronco tem-se tornado de grande importância para recuperação de órgãos lesionados que não têm capacidade de regeneração de suas células. As células tronco têm grande poder de regeneração porque:
    (A) têm todos os seus genes funcionando.
    (B) todos os seus genes estão desligados.
    (C) têm algo grau de especialização.
    (D) são pouco especializadas.
    (E) não se reproduzem com facilidade. 
  2. VUNESP - Um dos caminhos escolhidos pelos cientistas que trabalham com clonagens é desenvolver em humanos a clonagem terapêutica, principalmente para a obtenção de células-tronco, que são células indiferenciadas que podem dar origem a qualquer tipo de tecido. Quanto a este aspecto, as células-tronco podem ser comparadas às células dos embriões, enquanto estas se encontram na fase de
    a) mórula.
    b) gástrula.
    c) nêurula.
    d) formação do celoma.
    e) formação da notocorda.
  3. UEL - As filas de espera para transplantes aumentam a cada dia que passa. Centros de pesquisa em todo o mundo preparam alternativas ao tradicional transplante de órgãos doados de pessoas clinicamente mortas. Alguns laboratórios estão pesquisando a utilização de órgãos formados a partir de células indiferenciadas, denominadas células-tronco.
    Para a obtenção dessas células, é preciso extraí-las de embriões na fase de:
    a) Gástrula.
    b) Processo notocordal.
    c) Nêurula.
    d) Mórula.
    e) Formação de saco vitelínico.
  4. FUVEST - Células-tronco são células indiferenciadas que têm a capacidade de se diferenciar em diversos tipos celulares.Para que ocorra tal diferenciação, as células-tronco terão necessariamente que alterar
    a) o número de cromossomos.
    b) a quantidade de genes nucleares.
    c) a quantidade de genes mitocondriais.
    d) o padrão de atividade dos genes.
    e) a estrutura de genes específicos por mutações.
  5. ENEM - A utilização de células-tronco do próprio indivíduo (autotransplante) tem apresentado sucesso como terapia medicinal para a regeneração de tecidos e órgãos cujas células perdidas não têm capacidade de reprodução, principalmente em substituição aos transplantes, que causam muitos problemas devidos à rejeição pelos receptores.
    O autotransplante pode causar menos problemas de rejeição quando comparado aos transplantes tradicionais, realizados entre diferentes indivíduos. Isso porque as
    A) células-tronco se mantêm indiferenciadas após sua introdução no organismo do receptor.
    B) células provenientes de transplantes entre diferentes indivíduos envelhecem e morrem rapidamente.
    C) células-tronco, por serem doadas pelo próprio indivíduo receptor, apresentam material genético semelhante. 
    D) células transplantadas entre diferentes indivíduos se diferenciam em tecidos tumorais no receptor.
    E) células provenientes de transplantes convencionais não se reproduzem dentro do corpo do receptor. 
  6. UFPR - "Entre os cerca de 75 trilhões de células existentes em um homem adulto são encontrados em torno de 200 tipos celulares distintos. Todos eles derivam de células precursoras, denominadas 'células-tronco'. A célula-tronco prototípica é o óvulo fertilizado (zigoto). Essa única célula é capaz de gerar todos os tipos celulares existentes em um organismo adulto. [...] As células-tronco embrionárias são estudadas desde o século XIX, mas há 20 anos dois grupos independentes de pesquisadores conseguiram imortalizá-las, ou seja, cultivá-las indefinidamente em laboratório. Para isso, utilizaram células retiradas da massa celular interna de blastocistos (um dos estágios iniciais dos embriões de mamíferos) de camundongos." (CARVALHO, A. C. C. de. "Células-tronco. A medicina do futuro". CIÊNCIA HOJE, v. 29, n. 172, jun. 2001. p. 26-31.) 
    Com base nas informações do texto e nos conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar:
    (   ) O zigoto ou ovo resultante da fertilização deve sofrer uma série de divisões celulares, que iniciam no processo de clivagem para originar um organismo multicelular complexo.
    (   ) O blastocisto corresponde à fase de blástula no mamífero e contém células capazes de originar diferentes tipos celulares.
    (   ) Uma célula-tronco embrionária é aquela que pode se diferenciar em um único tipo celular durante o processo de desenvolvimento. 
    (   ) O zigoto pode ser considerado uma célula totipotente, pois pode dar origem a todos os tipos celulares de um organismo, inclusive os gametas.
    # V V F V 
  7. UFF - As células-tronco humanas podem ser obtidas e colocadas em meios de cultura adequados para se diferenciarem em células formadoras de tecidos especializados.
    Adaptado de Ciência e Vida, "O Globo", 10/07/01.
    Cientistas acreditam que dentro de alguns anos poderão produzir células suficientes para tratar pacientes com doenças graves no coração, no fígado ou nos pulmões.
    a) Qual a fase, durante a formação do embrião, em que se pode obter o maior número de células tronco? Justifique sua resposta.  # Na fase de blástula. Pois é no blastocisto dos mamíferos que se formam as células-tronco do embrioblasto. 
    b) A partir de células-tronco, que folhetos devem ser produzidos para originar células da musculatura cardíaca e células hepáticas? # As células da musculatura cardíaca originam-se do mesoderma, já as do fígado originam-se do endoderma.
  8. UERJ - CÉLULAS-TRONCO PODEM TRATAR LESÕES CEREBRAIS
    Empresa usa unidade estrutural de embriões para recuperar vítimas de derrame. A técnica combina o uso de células-tronco de embriões e terapia genética.
    (Adaptado de "O Globo", 08/09/2000) 
    Explique a vantagem da utilização, no procedimento descrito, de células-tronco ao invés de células já diferenciadas.  # As células-tronco por apresentarem como característica o fato de poderem se dividir, originando diferentes tecidos, são capazes de se diferenciar localmente, formando todos os tipos celulares lesados. 
  9. UFMG - Analise este esquema relativo à obtenção de células-tronco:


    Com base nas informações desse esquema e em outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que células-tronco
    a) retiradas de embriões congelados eliminam as questões éticas e religiosas associadas à obtenção de órgãos para transplantes. 
    b) de um paciente podem ser usadas para regenerar seus tecidos ou órgãos lesados, eliminando o risco de rejeição imunológica.
    c) de adulto são capazes de se diferenciar em outro tipo de célula, independentemente do seu tecido de origem.
    d) embrionárias são capazes de se diferenciar em outros tipos de células, desde que cultivadas sob condições adequadas.  
  10.  UFPR - "As células-tronco conhecidas há mais tempo são as embrionárias, que aos poucos, com o desenvolvimento do embrião, produzem todas as demais células de um organismo. As células-tronco embrionárias são estudadas desde o século 19, mas só há 20 anos dois grupos independentes de pesquisadores conseguiram imortalizá-las, ou seja, cultivá-las indefinidamente em laboratório. Para isso, utilizaram células retiradas da massa celular interna de blastocisto (um dos estágios iniciais dos embriões de mamíferos) de camundongos."
    (CARVALHO, Antônio Carlos Campos de. Células-tronco. A medicina do futuro. "Ciência Hoje", 2001, vol. 29, n. 172, p. 28.)
    O estágio inicial de desenvolvimento a que o texto se refere é o final da clivagem. Sobre o assunto, é correto afirmar:
    (01) A clivagem caracteriza-se por uma seqüência de divisões celulares, que na maioria dos animais acontecem muito rapidamente.
    (02) Ao final da clivagem, o embrião apresenta-se como uma blástula.
    (04) Na natureza, conservou-se um padrão único de clivagem para todos os tipos de ovos.
    (08) O blastocisto é a blástula de mamíferos.
    (16) Ovos com uma quantidade muito grande de vitelo sofrem divisões parciais, ou meroblásticas, durante a clivagem.
    Soma (   )
    # 01 + 02 + 08 + 16 = 27
  11. UFRJ - A melhor fonte de células-tronco são os embriões em estágios iniciais de desenvolvimento, pois essas células indiferenciadas podem se transformar em qualquer tecido. Por esse motivo, há interesse em usá-las para reparar danos de tecidos que normalmente não se regeneram. Atualmente é possível produzir células-tronco heterólogas (retiradas diretamente de um embrião qualquer) ou homólogas.
    O procedimento para o preparo de células-tronco embrionárias homólogas está ilustrado de modo simplificado a seguir e envolve as seguintes etapas:
    1 - o núcleo de uma célula do paciente é transplantado para um ovócito maduro, cujo núcleo foi previamente removido;
    2 - o ovócito transplantado é induzido a proliferar;
    3 - ao atingir o estágio de blástula, as células do embrião são separadas umas das outras e injetadas diretamente no paciente, em local próximo à lesão.

    a) Explique por que indivíduos transplantados com células-tronco embrionárias, tanto homólogas, quanto heterólogas, apresentam duas populações de mitocôndrias diferentes em seus tecidos. # As mitocôndrias que herdamos são de origem materna (herdamos as mitocôndrias que estão no ovócito) . Se uma pessoa receber um transplante de células tronco homólogas, estará recebendo um grupo de células portadoras de mitocôndrias idênticas às mitocôndrias da doadora do ovócito. No caso da pessoa receber células tronco heterólogas (retiradas de um embrião qualquer), estará recebendo um grupo de células portadoras de mitocôndrias idênticas a do embrião utilizado no procedimento.
    b) Explique por que o uso de células-tronco embrionárias homólogas reduz potencialmente os problemas pós-tratamento para os pacientes. # Teoricamente reduz riscos de rejeição, pois as células tronco homólogas utilizadas nesse tipo de procedimento têm o mesmo conteúdo genético das células do paciente.  
  12. PUCMG - As células-tronco embrionárias são uma grande promessa da medicina para o tratamento de várias doenças humanas pela possibilidade de recuperação de tecidos lesados ou degenerados. A receita é a seguinte:
    - Tire uma célula da pele e transplante o seu núcleo para um óvulo do qual o núcleo foi removido.
    - Dê condições ao clone de se desenvolver até a fase de blastocisto com aproximadamente 140 células.
    - A massa celular interna do blastocisto são células-tronco que podem dar origem a qualquer tecido humano, menos à placenta.
    A esse respeito, é possível afirmar, EXCETO:
    a) As células-tronco assim produzidas apresentam o mesmo genoma nuclear da célula da pele.
    b) A diferenciação das células-tronco pode depender de fatores que influenciam no controle da expressão gênica.
    c) Na fase de blastocisto, ainda não ocorreu diferenciação celular.
    d) Implantadas em outro indivíduo, as células-tronco podem ser rejeitadas.
     
  13. UFSCAR - Doses intensas de radiação ionizante podem danificar a medula óssea e tornar uma pessoa anêmica. Nesse caso, a razão da anemia é que a medula ósse
    a) é a fonte do iodo necessário à síntese da hemoglobina.
    b) é a fonte do ferro necessário à síntese da hemoglobina.
    c) é a fonte dos aminoácidos essenciais para a síntese dos anticorpos.
    d) contém as células tronco que se diferenciam em hemácias.
    e) contém as células tronco que se diferenciam em plaquetas.
     
  14. PUCMG - A figura representa uma analogia entre as chamadas células-tronco e os diferentes tipos celulares que delas derivam em processos de diferenciação celular.

    Com base na representação acima e em seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar, EXCETO:
    a) As células da mórula são consideradas totipotentes, o que não acontece com as células-tronco dos tecidos de indivíduos adultos.
    b) Os processos de diferenciação celular dependem de alterações e controle da expressão gênica.
    c) Na figura, os três ramos A, B e C poderiam representar, respectivamente, endoderme, mesoderme e ectoderme. 
    d) Na figura, a letra D poderia ser substituída por células glandulares exócrinas do tubo digestivo. 
  15. PUCRJ - A pesquisa com células-tronco tem-se tornado de grande importância para recuperação de órgãos lesionados que não têm capacidade de regeneração de suas células. As células-tronco têm grande poder de regeneração porque:
    a) têm todos os seus genes funcionando.
    b) todos os seus genes estão desligados.
    c) têm alto grau de especialização.
    d) são pouco especializadas.
    e) não se reproduzem com facilidade. 
  16. PUCMG - Observe o esquema, que mostra a diferenciação de células-tronco humanas nos elementos figurados indicados.
    Assinale a afirmativa INCORRETA.
    a) A célula-tronco é pluripotente com capacidade de se diferenciar em diversos tipos celulares.
    b) Pelo menos 3 tipos de células diferenciadas no esquema dado são encontradas no sangue.
    c) Plaquetas e hemácias não apresentam capacidade de proliferação mitótica.
    d) Apenas 2 das células diferenciadas apresentam núcleo. 
  17. UFRS - Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do parágrafo a seguir, na ordem em que aparecem.
    Entre os importantes avanços conquistados pela tecnologia do DNA recombinante, está a produção de ............... . Os rins produzem esse hormônio, que, atuando sobre a medula óssea vermelha, estimula a divisão de células-tronco. Indivíduos submetidos a hemodiálises são injetados com essa proteína e apresentam sua ............... reduzida.
    a) eritropoietina - anemia
    b) insulina - diabetes
    c) plasmina - coagulação
    d) fator VIII - leucocitose
    e) hormônio de crescimento - esterilidade 
  18. UNIFESP - Cientistas sul-coreanos clonam pela primeira vez um cachorro, utilizando uma célula obtida da orelha do pai genético. Os cientistas tiraram material genético da célula e o colocaram em um óvulo esvaziado do seu núcleo, posteriormente estimulado para que se dividisse e virasse um embrião dentro da mãe adotiva, da raça Labrador. O animal clonado, da raça Afgham, recebeu o nome de Snuppy , e nasceu 60 dias após. ("Folha de S. Paulo", 03.08.2005.)
    A partir do texto e do que se conhece sobre clonagem, podemos afirmar corretamente que:
    a) é possível obter células-tronco embrionárias usando-se células diferenciadas de um adulto.
    b) usando o mesmo pai genético, é possível obter um outro clone que seja fêmea.
    c) o clone gerado terá o genótipo Afgham e o fenótipo Labrador e será do sexo masculino.
    d) o núcleo do óvulo inserido em uma célula de orelha anucleada origina uma fêmea Labrador.
    e) o ambiente celular do Labrador alterou a expressão genotípica do núcleo transplantado. 
  19. UNICAMP - O uso das células tronco embrionárias tem levantado muitas discussões. As células embrionárias, geradas nos primeiros dias após a fecundação do oócito pelo espermatozoide, não estão diferenciadas e podem se transformar em qualquer célula do organismo. A célula-tronco prototípica é o zigoto. (Adaptado de "Isto é", 20 de outubro de 2004).
    a) Após a formação do zigoto, quais são as etapas do desenvolvimento até a formação da notocorda e tubo nervoso nos embriões?  # As fases são mórula-blástula-gástrula-nêurula. Na fase nêurula formam-se a notocorda e o tubo neural. 
    b) Em que fase do desenvolvimento embrionário as células iniciam o processo de diferenciação?  # Os primeiros folhetos embrionários, ectoderme e endoderme, surgem na fase de gástrula. 
    c) O desenvolvimento embrionário é uma das formas de dividir os filos em dois grandes grupos. Dê duas diferenças no desenvolvimento dos protostomados e deuterostomados, e indique em qual desses grupos os humanos estão incluídos.  # No desenvolvimento embrionário dos protostômios o blastóporo origina a boca. No desenvolvimento embrionário dos deuterostômios o blastóporo origina o ânus. Os humanos são deuterostomados. 
  20. FGV - A expectativa em torno da utilização das células-tronco decorre do fato de estas células
    a) incorporarem o genoma do tecido hospedeiro.
    b) eliminarem os genes causadores da doença no tecido hospedeiro.
    c) alterarem a constituição genética do tecido hospedeiro.
    d) fundirem-se com o tecido hospedeiro, eliminando as possibilidades de rejeição imunológica.
    e) sofrerem diferenciação que as torna parte integrante e funcional do tecido hospedeiro. 
  21. UFRS - Em março de 2005, foi promulgada a Lei de Biossegurança, que autoriza a pesquisa com células-tronco obtidas a partir de embriões humanos remanescentes de tratamentos de infertilidade armazenados por pelo menos três anos.Sobre essas células, considere as seguintes afirmações.
    I - A clonagem de células-tronco embrionárias pode ser utilizada com fins terapêuticos ou reprodutivos.
    II - uma célula-tronco deve ter o poder de se renovar indefinidamente pela divisão celular.
    III - As células-tronco retêm o potencial de dar origem a células-filhas mais especializadas.
    Quais estão corretas?
    a) Apenas I.
    b) Apenas II.
    c) Apenas I e II.
    d) Apenas II e III.
    e) I, II e III.
  22. VUNESP -     Eu e meus dois papais
    No futuro, quando alguém fizer aquele velho comentário sobre crianças fofinhas: “Nossa, é a cara do pai!”, será preciso perguntar: “Do pai número um ou do número dois?”. A ideia parece absurda, mas, em princípio, não tem nada de impossível. 
    A descoberta de que qualquer célula do nosso corpo tem potencial para retornar a um estado primitivo e versátil pode significar que homens são capazes de produzir óvulos, e mulheres têm chance de gerar espermatozoides.
    Tudo graças às células iPS (sigla inglesa de “células-tronco pluripotentes induzidas”), cujas capacidades “miraculosas” estão começando a ser estudadas. Elas são funcionalmente idênticas às células-tronco embrionárias, que conseguem dar origem a todos os tecidos do corpo. Em laboratório, as células iPS são revertidas ao estado embrionário por meio de manipulação genética.
    (Revista Galileu, maio 2009.)
    Na reportagem, cientistas acenaram com a possibilidade de uma criança ser gerada com o material genético de dois pais, necessitando de uma mulher apenas para a “barriga de aluguel”. 
    Um dos pais doaria o espermatozoide e o outro uma amostra de células da pele que, revertidas ao estado iPS, dariam origem à um ovócito pronto para ser fecundado in vitro
    Isto ocorrendo, a criança 
    a) necessariamente seria do sexo masculino. 
    b) necessariamente seria do sexo feminino.
    c) poderia ser um menino ou uma menina.
    d) seria clone genético do homem que forneceu o espermatozoide.
    e) seria clone genético do homem que forneceu a célula da pele.
    COMENTÁRIO: A célula de pele revertida ao estado IPS, doada por um dos pais, dará origem a um ovócito com um cromossomo sexual X. O pai doador do espermatozoide é XY, poderá doar um espermatozoide contendo um cromossomo X ou um espermatozoide contendo um cromossomo Y. Sendo assim, a criança poderá ser do sexo masculino (XY) ou do sexo feminino (XX).  
  23. UFG - As células-tronco são capazes de originar vários tipos de tecidos, representando importante avanço no tratamento de doenças, pois, ao serem
    a) produzidas pela hipófise, glândula produtora do FSH, especializam-se na maturação de óvulos em mulheres com disfunção reprodutiva.
    b) produzidas pelas ilhotas do pâncreas, levam o indivíduo a secretar insulina, controlando o diabetis mellitus .
    c) retiradas da medula óssea, dão origem a novas células sanguíneas utilizadas no tratamento de leucemia do próprio doador, sem risco de rejeição.
    d) obtidas a partir de fibra conjuntiva adulta, dão origem a novas células nervosas, minimizando os efeitos das doenças decorrentes de acidente vascular cerebral.
    e) retiradas da zona pelúcida de embriões, dão origem a novas células cardíacas que substituirão a cicatriz decorrente de infarto do miocárdio. 
  24. UFV - As células-tronco têm sido muito estudadas com o objetivo de produzir órgãos que possam ser utilizados em transplantes. Além dos problemas éticos envolvidos nesta questão, conceitos errôneos têm sido veiculados pela mídia não especializada. Em relação às células-tronco humanas, assinale a afirmativa CORRETA:
    a) São o mesmo que células totipotentes.
    b) Originam linhagens celulares específicas.
    c) São encontradas apenas em embriões.
    d) Se transplantadas não provocam rejeição.
    e) São células transgênicas. 
  25. VUNESP - Há vinte anos, casos incomuns de anemia começaram a chamar a atenção dos pesquisadores. Ao invés de adultos jovens, como habitualmente, eram os idosos que apresentavam uma expressiva redução na taxa de hemoglobina. Mais intrigante: a anemia dos idosos não cedia ao tratamento convencional.
    Analise as hipóteses apresentadas pelos cientistas para tentar explicar esses casos incomuns.
    I. A origem do problema estava relacionada à degeneração do baço, que nesses idosos deixou de produzir glóbulos vermelhos.
    II. A origem do problema estava na produção de glóbulos vermelhos a partir de células-tronco da medula óssea.
    III. A origem do problema estava na produção de glóbulos vermelhos pela medula espinhal.
    Considerando hipóteses plausíveis, isto é, aquelas possíveis de serem aceitas pela comunidade científica, estão corretas:
    a) I, apenas.
    b) II, apenas.
    c) III, apenas.
    d) I e II, apenas.
    e) I, II e III.  
  26. PUCPR - Atualmente já existem protocolos de pesquisa utilizando células-tronco embrionárias na busca de tratamento para várias doenças humanas, como diabetes, Parkinson e Alzheimer. Dentre os itens a seguir, qual NÃO representa uma vantagem na utilização de células-tronco embrionárias para o tratamento de doenças humanas?
    a) As células-tronco são capazes de ativar uma resposta imune.
    b) As células-tronco são capazes de originar os mais diferentes tecidos.
    c) As células-tronco podem se dividir.
    d) As células-tronco são capazes de se diferenciar localmente.
    e) As células-tronco são células completamente indiferenciadas.  
  27. UERJ - Experimentos recentes indicam que células-tronco retiradas da medula óssea de um indivíduo adulto, portador de lesão no miocárdio, puderam formar tecido normal quando implantadas na região lesada do coração. As células-tronco podem ser retiradas, também, de embriões em sua fase inicial de desenvolvimento.
    A tabela a seguir informa as características de algumas variáveis analisadas em células-tronco embrionárias e adultas.
    Considerando o uso terapêutico das células-tronco, a alternativa que indica o tipo de célula que possui a característica mais vantajosa para as variáveis I, II e III, respectivamente, é:
    a) embrionária - adulta - adulta
    b) adulta - embrionária - adulta
    c) embrionária - adulta - embrionária
    d) embrionária - embrionária - embrionária 
  28. PUCRS - Um dos focos de estudos com células-tronco que tem recebido recursos nacionais é o das cardiopatias decorrentes da doença de Chagas. A doença de Chagas é a principal causa de cardiomiopatias na América Latina, e calcula-se que existam 18 milhões de indivíduos afetados por esta doença no continente americano. As estratégias atuais de regeneração tecidual com uso de células-tronco têm utilizado células provenientes _____________, maior fonte deste tipo celular no organismo adulto.
    a) do sistema nervoso
    b) do epitélio intestinal
    c) da corrente sanguínea
    d) do músculo cardíaco
    e) da medula óssea 
  29. UFRRJ - Nos processos de cicatrização, podemos observar a participação do tecido conjuntivo, quando da migração de determinadas células para o local lesionado, ocasionando o seu fechamento. A célula envolvida no processo de cicatrização é
    a) o condroblasto.
    b) o osteoclasto.
    c) o fibroblasto.
    d) o osteoblasto.
    e) o linfoblasto. 
  30. UFJF - Ao se fundir, em laboratório, um linfócito B estimulado por antígeno com uma célula tumoral (cancerosa), obtém-se uma célula híbrida com as seguintes propriedades:
    a) capacidade de fagocitar partículas estranhas e infectar outras células.
    b) capacidade de secretar anticorpos e dividir-se indefinidamente.
    c) capacidade de liberar substâncias citotóxicas e proliferar.
    d) capacidade de destruir células infectadas e diferenciar-se.  
  31. UFSCAR - As mais versáteis são as células-tronco embrionárias (TE), isoladas pela primeira vez em camundongos há mais de 20 anos. As células TE vêm da região de um embrião muito jovem que, no desenvolvimento normal, forma as três camadas germinativas distintas de um embrião mais maduro e, em última análise, todos os diferentes tecidos do corpo. ("Scientific American Brasil", julho de 2004.)
    a) Quais são as três camadas germinativas a que o texto se refere? # Ectoderme, endoderme e mesoderme.
    b) Ossos, encéfalo e pulmão têm, respectivamente, origem em quais dessas camadas germinativas? # Ossos, encéfalo e pulmões têm origem embrionária mesodérmica, ectodérmica e endodérmica, respectivamente. 
  32. UFU - Em outubro de 2004 faleceu o ator cinematográfico Christopher Reeve, que ficou famoso por interpretar o "Super-Homem". Reeve, que ficou tetraplégico em 1995 ao cair de um cavalo, era um ativista a favor das pesquisas com clonagem terapêutica para obtenção de células tronco.
    Com relação ao assunto abordado, analise as afirmativas a seguir.
    I - Após um acidente como o ocorrido com Reeve, se houver suspeita de lesão na coluna vertebral, o acidentado deve ser imobilizado na horizontal e utilizar um colar cervical para ser transportado até um hospital, porque no interior da coluna vertebral está a medula óssea vermelha, cuja lesão pode levar à paralisia.
    II - A utilização do colar cervical não evita lesões no sistema nervoso periférico, apenas no sistema nervoso central. O sistema nervoso periférico poderá ficar inativo, após um acidente, se houver comprometimento no sistema nervoso central.
    III - A clonagem terapêutica por transferência nuclear permite a obtenção de blastocistos, de onde são retiradas células da massa celular interna (células tronco) que têm capacidade de regenerar órgãos lesados.
    Marque a alternativa correta.
    a) I e II são corretas.
    b) I e III são corretas.
    c) II e III são corretas.
    d) Apenas III é correta. 
  33. PUCMG - Dentre os seres vivos, as planárias são conhecidas pela sua grande capacidade regenerativa. Sobre esses animais, é correto afirmar, EXCETO:
    a) As planárias são vermes planos do Filo Platyhelminthes, de vida livre, geralmente encontradas nas margens de lagos e córregos.
    b) As planárias apresentam sistema nervoso e órgãos dos sentidos que permitem a elas a busca de alimento e fuga de predação.
    c) A capacidade regenerativa das planárias deve-se à presença de células-tronco totipotentes que podem, quando necessário, gerar todos os outros tipos celulares do animal.
    d) As planárias, por serem diblásticas, não apresentam arquêntero e o sistema circulatório é aberto. 
  34. UFRS - Células-tronco vêm sendo utilizadas com sucesso para amenizar os sintomas de pacientes com insuficiência cardíaca devida a infarto do miocárdio. Recentemente, pesquisadores brasileiros da FIOCRUZ foram pioneiros em utilizar células-tronco da medula óssea de um paciente que apresentava insuficiência cardíaca devido a uma doença parasitária. Com o tratamento, as lesões coronarianas reduziram-se a um nível mínimo.
    A doença parasitária a que esse texto se refere é a
    a) amebíase.
    b) malária.
    c) doença do sono.
    d) doença de Chagas.
    e) febre amarela. 
  35. CPS - Segundo a doutora Mayana Zats (USP) um estudo recente com células-tronco retiradas da medula e injetadas no coração da própria pessoa, o "autotransplante", sugere uma melhora aparente do quadro clínico em pacientes com insuficiência cardíaca.
    (adaptado de http://www.estadao.com.br/educando/noticias/2004/mai/10/69.htm)
    Enquanto as demais células do organismo só podem fazer parte de um tecido específico, a "célula-tronco" tem a capacidade especial de se diferenciar e constituir diferentes tecidos no organismo. Por reprodução ela gera células, cromossomicamente e geneticamente, idênticas a si mesma. Por essa razão seu uso para a cura de doenças é bastante promissor, a não ser nas doenças genéticas.
    Assinale a alternativa que aponta uma limitação do uso de célula-tronco para "possível e futura" cura de doenças genéticas.
    a) As células-filhas geradas por ela são cromossomicamente e geneticamente diferentes da célula-mãe originando, portanto, tecidos diferentes daquele que se deseja.
    b) As células-filhas geradas são cromossomicamente e geneticamente iguais à célula-mãe inclusive no caso de haver gene "defeituoso".
    c) No Brasil não há permissão para o desenvolvimento de pesquisas com célula-tronco, qualquer que seja a sua origem.
    d) A célula-tronco só pode ser obtida por clonagem terapêutica, prática que, segundo a Comissão Técnica Nacional de Biotecnologia (CTNBio), provoca mutações e malformações.
    e) O Brasil não tem cientistas especializados para a realização desse tipo de pesquisa.
  36. UNIFESP - O tratamento da leucemia por meio dos transplantes de medula óssea tem por princípio a transferência de células-tronco da medula de um indivíduo sadio para o indivíduo afetado. Tal procedimento fundamenta-se no fato de que essas células-tronco
    a) podem ser usadas para a clonagem de células sadias do paciente.
    b) não serão afetadas pela doença, já que foram diferenciadas em outra pessoa.
    c) secretam substâncias que inibem o crescimento celular.
    d) podem dar origem a linfócitos T que, por sua vez, ingerem os leucócitos em excesso.
    e) podem dar origem a todos os diferentes tipos de células sanguíneas. 
  37. UNIFESP - Um pesquisador precisa obter células-tronco para iniciar experimentos em terapia gênica. Aponte a alternativa que relaciona o procedimento e a justificativa corretos para que tal pesquisador tenha sucesso.
    a) Obter células-tronco de embriões em fase de gástrula em vez de obtê-las da blástula, quando ainda não é possível conseguir células tão indiferenciadas.
    b) Trabalhar apenas com embriões em vez de organismos adultos, uma vez que em adultos não existem células-tronco.
    c) Conseguir células germinativas do ovário de uma fêmea adulta pois, ali, elas estão menos diferenciadas do que as células germinativas nos testículos de um macho adulto.
    d) Optar pela obtenção das células do cordão umbilical de recém-nascidos em vez de obtê-las da fase de gástrula, já que no cordão a diferenciação é menor e o número de células, maior.
    e) Obter células do embrião em fase de blástula, quando a indiferenciação é maior, em vez de obtê-las da gástrula ou do cordão umbilical, quando as células já estão mais diferenciadas. 
  38. UFSC - Os tecidos conjuntivos derivam do mesoderma do embrião e caracterizam-se por apresentar diversos tipos de células imersas em material extracelular sintetizado por elas.
    Com relação aos tecidos conjuntivos, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
    (01) Dentre as várias funções dos tecidos conjuntivos, podemos citar a absorção e a secreção de substâncias através de glândulas.
    (02) Entre os vários tipos de células existentes nos tecidos conjuntivos encontramos os fibro-blastos, adipócitos, melanócitos e neurônios.
    (04) Em indivíduos adultos, os elementos figurados do sangue se originam do tecido conjuntivo encontrado na medula óssea vermelha, a qual apresenta células-tronco pluripotentes (ou multipotentes) que após se multiplicarem ativamente se diferenciam em leucócitos, hemácias e plaquetas.
    (08) O tecido conjuntivo denso modelado, também chamado de tecido tendinoso, é formado por fibras grossas orientadas paralelamente, especialmente fibras colágenas, o que confere grande resistência a estruturas como tendões e ligamentos.
    (16) Os condrócitos, após formarem a matriz cartilaginosa, sofrem uma pequena retração de volume e passam a ser chamados de condroblastos.
    (32) Os ossos de uma criança são mais flexíveis que os ossos de um adulto pois apresentam maior quantidade de osteoblastos, os quais produzem muitas fibras colágenas.
    # 4 + 8 + 32 = 44 
  39. UEPG - Com relação ao uso de células-tronco na biotecnologia, que tem sido objeto de muita polêmica, principalmente no âmbito da justiça, da ética e da religião, assinale o que for correto.
    (01) Células-tronco são células indiferenciadas, com potencialidade para dar origem aos mais diversos tipos de células especializadas que formam os tecidos do organismo.
    (02) São exemplos de células-tronco as células da medula óssea vermelha, que produzem as células sanguíneas (os linfoides produzem os linfócitos e as mieloides dão origem aos demais leucócitos e às hemácias). Elas também podem ser obtidas a partir do sangue do cordão umbilical conservado sob resfriamento, para eventual uso terapêutico pelo doador, no futuro.
    (04) As células-tronco embrionárias constituem a chamada massa celular interna da blástula (blastocisto), que dá origem ao embrião. Elas têm maior capacidade de diferenciação, são totipotentes e podem originar todos os tecidos corporais.
    (08) As células-tronco podem ser usadas em vários procedimentos de neoformação de tecidos em órgãos com degenerações, necrose e lesões. Para isso, precisam receber tratamento especial para orientar a diferenciação em determinado tipo de tecido.
    (16) Em 2005, foi aprovada no Brasil a lei da biossegurança. Ela permite o uso, mediante autorização dos pais, de embriões de até cinco dias que estejam congelados há mais de três anos, considerados inviáveis em termos de possibilidade de desenvolvimento e, portanto, descartados pelas clínicas de fertilização.
    # 1 + 2 + 4 + 8 + 16 = 31  
  40. UFRS - Em 2006, pesquisadores conseguiram contornar o principal argumento postulado por entidades religiosas contra a utilização de células-tronco embrionárias em experimentos científicos. Foi desenvolvida uma nova metodologia, que consiste na retirada de uma única célula de um embrião humano de dois dias.
    Considere as seguintes afirmações sobre essa nova metodologia.
    I - Ela permite o desenvolvimento de cultura de células-tronco embrionárias sem destruir o embrião.
    II - A célula retirada provém do botão embrionário.
    III - A célula retirada denomina-se blastômero.
    Quais estão corretas?
    a) Apenas I.
    b) Apenas II.
    c) Apenas I e III.
    d) Apenas II e III.
    e) I, II e III. 
  41. CFTSC - Analise o texto a seguir:
    Aborto é assassinato? Pesquisar células-tronco é brincar com pequenos seres humanos? Manipular embriões é crime? Polêmicas como essas só se resolverão ao determinarmos quando, de fato, começa a vida humana.
    ("Superinteressante", nov. 2005, p. 57)
    O texto refere-se ao desenvolvimento embrionário humano e suas implicações. A respeito do tema, assinale a alternativa CORRETA:
    a) Antes do processo embrionário, é necessário a formação de células diplóides, denominadas gametas.
    b) Células-tronco são células indiferenciadas, capazes de se transformar nas células diferenciadas que formam os tecidos.
    c) A organela responsável pela destruição da membrana do óvulo é a mitocôndria.
    d) Na embriogênese humana, na fase de nêurula forma-se o arquêntero.
    e) A divisão celular, denominada meiose é responsável pela multiplicação celular do embrião. 
  42. PUCMG -   BIÓLOGO MAPEIA GENES DO CORDÃO UMBILICAL.
    Um jovem biólogo de São Paulo descobriu porque as células-tronco do cordão umbilical são mais eficientes em transplantes do que as da medula óssea. Ele encontrou um grupo de genes que seguem um mesmo mecanismo e são mais ativos em células do cordão. Ele deseja descobrir maneiras de manipular os genes para obter melhores resultados terapêuticos ou estimular a formação artificial de tecidos.
    Fonte: "O Estado de São Paulo", 14/02/2006
    Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.
    a) Células-tronco são células capazes de se diferenciar dando origem a diversos tipos de células.
    b) A capacidade de diferenciação das células precursoras se deve à alteração na expressão gênica específica.
    c) Células-tronco podem ser encontradas em embriões, em cordões umbilicais e também em diversos tecidos no indivíduo adulto.
    d) Na medula óssea de um adulto, existem células-tronco capazes de dar origem a células diferenciadas de todos os tecidos humanos.
  43. UEL - Alguns tecidos do organismo humano adulto se regeneram constantemente por meio de um processo complexo e finamente regulado. Isso acontece com a pele, com os epitélios intestinais e especialmente com o sangue, que tem suas células destruídas e renovadas constantemente, como mostra o esquema a seguir:
    Baseado nas informações anteriores e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.
    I. Células tronco hematopoéticas apresentam potencial para diferenciar-se em qualquer célula do sangue e também gerar outras células tronco.
    II. A hematopoese resulta da diferenciação e da proliferação simultânea de células tronco que, à medida que se diferenciam, vão reduzindo sua potencialidade.
    III. As diferentes linhagens hematopoéticas geradas no sistema apresentam altas taxas de proliferação.
    IV. Existe um aumento gradual da capacidade de auto-renovação das células durante este processo.
    A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
    a) I e II        b) I e IV        c) III e IV        d) I, II, e III        e) II, III, IV 

2 comentários:

  1. Casino Roll - Casino Roll
    It's a game of 원벳 먹튀 skill and luck. 스포츠사이트 It takes place in a 피망 포커 현금화 casino with a variety of special features. 라이브스코어 For betting the most part, most of the slots players will find

    ResponderExcluir
  2. Casino de Monte-Carlo - DrmCD
    Casino de Monte-Carlo · 부산광역 출장샵 Casino de 안산 출장안마 Monte-Carlo. 영주 출장안마 Location: Monte-Carlo, septcasino California · Phone: (760) 770-8492 · Hours of operation: Mon - Tues-Fri 9am-4pm – 7am. 양산 출장안마

    ResponderExcluir